Embrapa assina parceria para cuidar do solo de propriedades de tabaco
- O Fumilcultor Site
- 6 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

Na semana passada, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinou um convênio com Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). O objetivo é a realização do projeto 'Solo Protegido' em propriedades produtoras de fumo. É um projeto de cinco anos para atender os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e fará um diagnóstico nas propriedades produtoras de tabaco no Sul do País.
A cooperação-técnica busca apoiar o setor produtivo quanto aos gargalos no manejo e conservação do solo e da água; na seleção e no diagnóstico de propriedades que representam o setor produtivo do tabaco na região Sul do Brasil, na proposição de Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e no monitoramento de indicadores-chave que possam recuperar a qualidade física, química e biológica do solo.
O pesquisador Adilson Bamberg citou que a "natureza nos mostra a cada dia que precisamos cuidar do solo, mas muitas vezes esquecemos disso. Precisamos tratar com dedicação e carinho o solo, e também utilizar tecnologias para que este mesmo solo traga benefícios, para isso trouxemos o projeto Solo Protegido".
Para justificar seu entendimento ele aponta casos bem sucedidos de manejo do solo que servirão de exemplo para os participantes do Projeto e a possibilidade de ampliar o uso de boas práticas agrícolas, as BPAs. O convênio foi assinado pelo presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, e chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Rosane Martinazzo.
O alinhamento vem sendo construído a mais de dois anos, nessa parceria com o Sindicato e abarca todas as empresas que se envolvem com produção do tabaco na região Sul do País. Para o Rio Grande do Sul vem num momento de recuperação da crise ocorrida com as enchentes. Também numa aproximação da Embrapa com os agricultores e associação de produtores rurais de tabaco no Brasil.
O presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, agradeceu a Embrapa por ter colocado o País no patamar de celeiro do mundo na produção e acesso a alimentos de qualidade. Ele falou da importância do tabaco, sendo o Brasil exportador de um produto nacional e da necessidade de fortalecimento da produção integrada do tabaco para que o produto se mantenha competitivo na economia brasileira e traga renda e trabalho para mais de 138 mil produtores.
Com informações e imagem do SindiTabaco.






Comentários