top of page

Evento demonstra compromisso do Tabaco com sustentabilidade

  • Foto do escritor: O Fumilcultor Site
    O Fumilcultor Site
  • 22 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

O ESG Experience, realizado nesta quinta-feira (21/08) em Santa Cruz do Sul reuniu especialistas e trouxe ‘cases inspiradores’ relativos à sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa para “transformar negócios e comunidades”. ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) contemplando essa amplitude relativa à amplitude de agendas e ações desenvolvidas.


O evento teve protagonismo do tabaco conforme o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). BAT Brasil, China Brasil Tabacos, JTI e Philip Morris apresentaram “cases de sucesso que demonstram o engajamento nas agendas ambiental, social e de governança”, explica a entidade sindical. “A Alliance One Brasil também participou como apoiadora do evento. O engajamento não é pontual”, acrescenta o organismo.


A programação incluiu palestras e painéis temático. “O SindiTabaco, entidade que congrega 14 empresas do setor, tem histórico consolidado em práticas sustentáveis alicerçadas pelo Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT)”, reforça o sindicato. Essa integração existe há mais de 100 anos e “serve de inspiração para outras cadeias produtivas”, cita a instituição. “Engajar e conscientizar os produtores integrados sobre boas práticas agrícolas é uma das missões da assistência técnica gratuita oferecida pelo SIPT”, reafirma.


“Mesmo antes do termo ESG ser cunhado, a cadeia produtiva do tabaco já atuava em programas de combate ao trabalho infantil, além de iniciativas voltadas à logística reversa, ao reflorestamento e o correto manejo do solo”, afirma a assessora técnica do SindiTabaco, Fernanda Viana Bender, segundo a assessoria da entidade sindical. Ela participou do evento e disse que a participação “corrobora a maturidade do setor frente às pautas socioambientais”.


“A sustentabilidade deixou de ser um diferencial: é uma prioridade estratégica para este setor que está historicamente ligado ao desenvolvimento regional”, destaca. De certa forma o ESG Experience visava esses eixos “sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa podem transformar negócios e comunidades”. Disso a promoção de debates e relatos de experiências reais e citação de possíveis caminhos “para um futuro mais ético, inovador e sustentável”.


Com informações e imagens

do SindiTabaco.

Comentários


bottom of page