Inovação no Tabaco: Rio Grande do Sul aposta na diversificação
- O Fumilcultor Site
- 28 de out.
- 1 min de leitura

Santa Cruz do Sul, Outubro de 2025 – A 7ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, evento que integra a agenda oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, será palco de um importante passo em direção à sustentabilidade da agricultura familiar. No dia 7 de novembro, a partir das 14 horas, na propriedade de Anderson Rafael da Silva Barros, em Santa Cruz do Sul (RS), será assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Tabaco é Agro: Diversificação das Propriedades.
Coordenada pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), a iniciativa visa estimular o melhor aproveitamento das propriedades rurais por meio da diversificação de culturas. O objetivo é possibilitar novas fontes de renda para os produtores e trazer vantagens para o solo, reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável para o setor.
Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco, destaca a importância do programa: “Celebrar a Abertura da Colheita é reconhecer o valor da nossa cadeia produtiva. Olhamos para esta safra com orgulho dos resultados e, ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso com o futuro, investindo na diversificação e em práticas que visam a sustentabilidade da agricultura familiar no Sul do Brasil.”
O Rio Grande do Sul, maior produtor de tabaco do Brasil, com 42% da produção nacional na safra 2024/2025, demonstra com este acordo o empenho em valorizar seus produtores e a relevância do setor para a economia gaúcha, buscando, ao mesmo tempo, a inovação e a sustentabilidade.
Com informações do SindiTabaco e imagem via ChatGPT.






Comentários