top of page

R$ 230 mi em Jogo: Canoinhas luta para proteger a economia e os seus produtores de Tabaco

  • Foto do escritor: O Fumilcultor Site
    O Fumilcultor Site
  • 24 de out.
  • 2 min de leitura
ree

A Câmara de Vereadores de Canoinhas está mobilizada em defesa dos produtores de tabaco da região, diante da iminente 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco (COP11), em Genebra, na Suíça, de 17 a 22 de novembro de 2025. O setor da fumicultura é um pilar da economia local, gerando cerca de R$ 230 milhões anualmente no município, conforme dados do Movimento Econômico de Canoinhas.

 

Durante sessão plenária, o vereador Edmilson Verka fez um convite especial aos produtores de fumo de Canoinhas e região para participarem do Seminário do Agronegócio em Defesa do Tabaco. O evento está marcado para a próxima segunda-feira, 27 de outubro, a partir das 10h, na sede da Asenca.

 

O principal objetivo do seminário é a elaboração de um documento, assinado pelos produtores rurais, que será enviado à COP11 da OMS. Este manifesto visa ressaltar a relevância econômica e social da produção de tabaco para o Planalto Norte catarinense.

 

O vereador Verka expressou seu agradecimento à Prefeitura de Canoinhas, representada pelo secretário Carlos Eduardo Vipievski (Dudu), e destacou o empenho da prefeita Juliana Maciel, da vice-prefeita Zinilda e do secretário de Desenvolvimento Rural, Gildo Stoker. "Agradeço e parabenizo a prefeita e sua equipe pelo empenho. Precisamos defender nossos produtores de tabaco, pois a situação é preocupante", afirmou Verka.

 

O parlamentar recordou que, desde 2005, quando o Brasil ratificou a Convenção-Quadro, o país tem implementado uma redução gradual das áreas de cultivo de fumo. "Canoinhas é o segundo maior produtor de tabaco de Santa Catarina e o sétimo do Brasil. O setor envolve mais de 10 mil famílias produtoras e cerca de 2.700 estufas, movimentando fortemente a economia local", enfatizou.

 

Para Verka, a união dos agricultores é crucial para defender a atividade, que pode ser impactada negativamente pelas diretrizes internacionais e políticas nacionais de controle do tabaco. "Precisamos defender nossos produtores, as famílias que vivem dessa cultura e a economia do município de Canoinhas", concluiu o vereador.


Com informações e imagens via Câmara de Canoinhas/Joselito Beluk e trabalhado texto e imagens via IA Gemini e ChatGPT.

Comentários


bottom of page