top of page

Recorde de solidariedade: 4 mi de tampinhas para mudar vidas

  • Foto do escritor: O Fumilcultor Site
    O Fumilcultor Site
  • 27 de out.
  • 3 min de leitura
ree

A Gincana Cooperativa Papa Tampinha/Afubra, realizada em comemoração aos 70 anos da entidade, superou as expectativas ao arrecadar impressionantes 4.334.000 tampinhas plásticas, totalizando 8.668 quilos. O montante foi coletado ao longo de sete meses por 109 escolas participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


A divulgação oficial dos resultados ocorreu na tarde de 26 de outubro, na Casa da Afubra, localizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul/RS. Foram entregues pelas escolas 10.835 bombonas de 5 litros, todas repletas de tampinhas.


O coordenador pedagógico do programa Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, explicou que o número de tampinhas é uma estimativa, baseada em cerca de 400 tampinhas por bombona. No entanto, Fernandes enfatizou que o objetivo principal da gincana vai além dos números: "É o engajamento das escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que aceitaram essa disputa lúdica que, como várias ações do Verde é Vida, une o educacional, o ambiental e o econômico."


Como forma de reconhecimento, as 15 escolas que mais arrecadaram tampinhas receberão cada uma um vale-compras no valor de mil reais, que poderá ser trocado em uma das lojas Afubra. O destino final das tampinhas será definido pelas próprias escolas campeãs, que terão a oportunidade de sugerir uma entidade assistencial para ser beneficiada.


A diretora Eliana Inês Frantz, da Emef Guilherme Hildebrand, de Santa Cruz do Sul, escola campeã da Região de Atuação de Santa Cruz do Sul, esteve presente para receber seu vale-compras e troféu. Ela destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar: "É mais uma ação na qual nos engajamos com força total, mobilizando nossos alunos e também as famílias."


Marco Antonio Dornelles, secretário da Afubra, ressaltou a importância da parceria com a Tampinha Legal, que facilita a conexão com as entidades beneficiadas. "Foi mais uma atividade do Verde é Vida que envolveu as escolas numa ação educacional, de sensibilização em prol do meio ambiente. E o resultado positivo só foi possível pelo engajamento das 109 escolas, mas também dos nossos colegas da Afubra de todas as nossas unidades", concluiu Dornelles.


Confira os campeões por Região de Atuação:

  • RA Santa Cruz do Sul: Emef Guilherme Hildebrand, de Santa Cruz do Sul (765 bombonas, 613 kg, 306 mil tampinhas)

  • RA Venâncio Aires: Emef Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão (831 bombonas, 665 kg, 332.400 tampinhas)

  • RA Sobradinho e Arroio do Tigre: Emef Ervino Alberto Guilherme Konrad, de Arroio do Tigre (708 bombonas, 566 kg, 283.200 tampinhas)

  • RA Cachoeira do Sul, Candelária e Agudo: Emef Percílio Joaquim da Silveira e Emef São João Batista de La Salle, ambas de Candelária (1.190 bombonas, 952 kg, 476 mil tampinhas)

  • RA São Lourenço do Sul e Canguçu: Emef Martinho Lutero e Emef Germano Hübner, de São Lourenço do Sul, e EEEF Professora Maria Moraes Medeiros, de Canguçu (2.097 bombonas, 1.678 kg, 838.800 tampinhas)

  • RA Herval d’Oeste: CEM Frei Silvano, de Água Doce (733 bombonas, 586 kg, 293.200 tampinhas)

  • RA Camaquã: Emef João Beckel, de Camaquã, e Emef Otto Becker, de Cristal (1.648 bombonas, 1.318 kg, 659.200 tampinhas)

  • RA Imbituva e Irati: Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon, de Irati, e Escola Dr. Getúlio Vargas, de Rio Azul (1.079 bombonas, 863 kg, 431.600 tampinhas)

  • RA Rio do Sul e Ituporanga: CE Pedro Júlio Müller, de Ituporanga (744 bombonas, 595 kg, 297.600 tampinhas)

  • RA Rio Negro e Mafra: EM do Campo de Gramados, de Piên (895 bombonas, 716 kg, 358 mil tampinhas).

Com informações da Afubra, imagem organizada via ChatGPT com imagem divulgação da Afubra.

Comentários


bottom of page