top of page

Sem acesso na Suíça: comitiva brasileira impedida na COP 11

  • Foto do escritor: O Fumilcultor Site
    O Fumilcultor Site
  • 17 de nov.
  • 2 min de leitura

Uma comitiva de parlamentares, representantes de municípios produtores de tabaco e entidades da cadeia produtiva da Região Sul partiu rumo à Suíça no sábado, 15 de novembro, para acompanhar a 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O evento começou hoje, 17 de novembro, e segue até o próximo sábado, 22 de novembro, em Genebra, mas o grupo de brasileiros teve o acesso negado.


Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais — a maioria composta por produtores rurais — Giovane Weber, influenciador e também produtor rural, está na Suíça junto com a comitiva. Ele partiu de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e pretende compartilhar sua “visão sobre o evento e o tratamento dado à atividade que tem grande importância econômica e social no agronegócio brasileiro”, conforme divulgou o Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul do Brasil (SindiTabaco).

ree

“Nas últimas edições da COP, acompanhamos pela mídia e vimos a dificuldade que é para quem defende a fumicultura”, afirma. “Quero mostrar aos produtores brasileiros, que, assim como eu, vivem da cultura do tabaco, como somos tratados em um evento como esse”, disse na semana passada. Considerando que esse debate deveria ser público, Giovane Weber já previa o que se confirmou na manhã de hoje, em Genebra.


“Todos nós fomos retirados do evento”, relatou em um grupo onde atualiza o andamento da situação na Europa, já no início da tarde. “Fomos conduzidos para fora”, ressaltou o produtor e influenciador. Junto com ele, quatro deputados federais da comitiva também foram barrados, assim como os demais presentes. O grupo conseguiu entrar no local, mas foi retirado em seguida. “Clima tenso”, compartilhou.


A comitiva esperava ter acesso aos debates, conforme informações divulgadas por entidades e integrantes do grupo, imaginando que a delegação oficial brasileira não criaria obstáculos à produção de tabaco já estabelecida no país e cumpriria a declaração interpretativa assinada pelo governo federal quando o Brasil aderiu à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Essa era a expectativa da viagem à Suíça, na tentativa de participar do evento.


Com informações e imagem disponibilizadas por Giovane Weber, direto de Genebra.

Comentários


bottom of page